O poder protetor dos laticínios
Alto consumo diário de laticínios pode reduzir o risco de
doenças cardiovasculares e diabetes
Fonte: "American Diabetes Association"
Autora: Melinda T. Willis
Publicado em: 24/04/2002
Tradução: Dra. Claudia Pieper
Novos estudos indicam que a ingestão de grandes quantidades de laticínios pode ser mais saudável e realmente proteger adultos obesos de desenvolverem diabetes e doenças cardíacas, ao contrário do que se pensava anteriormente. A informação foi divulgada pelo "Jornal da Associação Médica Americana".
Após acompanharem três mil adultos por cerca de 10 anos, pesquisadores relataram que indivíduos com sobrepeso que consumiam laticínios mais de 35 vezes na semana, sofriam 72% menos da Síndrome de Insulino-Resistência, em relação àqueles que consumiam laticínios menos de 10 vezes na semana. Esta relação não se mostrou a mesma em pessoas com peso normal.
A Síndrome de Insulino-Resistência é caracterizada por quatro fatores de risco: obesidade, aumento da glicemia, hipertensão arterial ou alterações do colesterol. Um indivíduo precisa apenas apresentar dois destes fatores para ser considerado portador desta síndrome.
De acordo com recentes estimativas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, aproximadamente um quarto dos adultos norte-americanos tem a síndrome de resistência insulínica.
Mark Pereira, epidemiologista do "Children’s Hospital", em Boston, declarou que a Síndrome de Insulino-Resistência tem sido diagnosticada também em crianças. "Estes dados são recentes e devem ter surgido devido ao fato de a obesidade em crianças ter dobrado na última década".
Dados do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos justificam este fato. Nos últimos 30 anos, as crianças diminuíram o consumo de leite, mas aumentaram o de refrigerantes.
Alguns pesquisadores receiam que as doenças cardíacas passem a ocorrer cada vez mais em indivíduos mais jovens, pois a idade média tem diminuído, sucessivamente, desde a década de 50.
Laticínios e Saúde
De acordo com Mark Pereira, esses resultados contrariam antigos estudos que diziam que o consumo de laticínios poderia causar obesidade. Pesquisadores afirmam que os benefícios protetores dos laticínios podem ser explicados pelo fato de serem ricos em nutrientes saudáveis como o cálcio e as proteínas, por exemplo.
Contudo, consumindo muita gordura saturada, que é encontrada nos laticínios, pode ocorrer aumento nos níveis de LDL colesterol, o colesterol ruim.

TOPO
|